domingo, 19 de outubro de 2008

Utilização Pedagógica: computadores como ferramenta de ensino-aprendizagem

Computadores na escola

Por: Claudinha Pinheiro

As escolas públicas estão aos poucos se equipando com laboratórios de informática e outros equipamentos tecnológicos, recursos estes, que estão se tornando imprescindíveis para o desenvolvimento do processo educacional, por contribuir, enormemente, com o bom andamento das ações pedagógicas nas escolas.
Os equipamentos que chegam às escolas, normalmente, são oriundos de programas implementados pelos governos: federal, estadual e municipal, muitas vezes, são parcerias que visam à inserção tecnológica e a inclusão digital.
Mas, quais são os computadores que estão sendo oferecidos para as escolas? Será que eles atendem às necessidades dos estudantes e professores? Para estas perguntas temos algumas considerações.
Logo no início do programa de inserção tecnológica, as escolas começaram a receber computadores com configurações básicas e contendo o pacote Office, atualmente, o governo vem fazendo uma opção pelo software livre, ou seja, algo que não implique em custos, acredito que esta opção será bem sucedida, pois, os aplicativos desses softwares são similares aos da Microsoft e o Sistema Operacional funcionam de forma bem parecida, portanto o efeito é o mesmo.
Os computadores enviados para as escolas visam suprir as necessidades dos alunos e professores, relacionadas ao uso das mídias digitais. Só o fato de todos computadores oferecerem pacotes educacionais elaborados pelo MEC, contendo vídeos da tv escola, jogos e softwares educativos, já é um diferencial, pois esses recursos contribuem positivamente com as mediações pedagógicas. Além disso, temos ainda os aplicativos: editor de texto, planilha de cálculo, apresentações, desenhos e outros... Programas como o RIVED que trazem um conteúdo com objetos de aprendizagem que podem ser utilizados para criação de atividades nas várias disciplinas.
As escolas estão recebendo computadores com configurações compatíveis com as suas necessidades pedagógicas. A possibilidade de se trabalhar com softwares educacionais já é um avanço, pois percebemos que há uma motivação maior por parte dos alunos, quando os professores lançam mão desses recursos. Melhor ainda será, quando todas as escolas já estiverem interligadas com a Rede Mundial de Computadores, pois a interação será a melhor forma de se construir conhecimento. A Internet, nesse sentido, é um recurso que pode facilitar esse processo. Percebe-se portanto, que a presença do computador, juntamente com a sua utilização adequada, será uma excelente alternativa para se chegar aos objetivos educacionais no cotidiano da escola.

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